(38) 3635-1228

Área Restrita

Contabilidade Modelo

NOTÍCIA - STF derruba artigos da reforma trabalhista que restringiam gratuidade

Publicado em 21 de outubro de 2021

Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou ontem (20) inconstitucionais dispositivos da Reforma Trabalhista de 2017 que determinaram o pagamento de honorários periciais e sucumbenciais por beneficiários da justiça gratuita.

Pelo entendimento, os dispositivos limitaram o acesso à assistência judicial gratuita ao possibilitar que pessoas consideradas pobres possam ter que arcar com os custos de perícias que são realizadas em processos trabalhistas, além de pagar honorários advocatícios da outra parte litigante no caso de perda da causa.

O julgamento da questão começou em 2018 e, após vários adiamentos, foi finalizado nesta quarta-feira. A ação que motivou a decisão foi uma das primeiras protocoladas pela Procuradoria-Geral da Republica (PGR) para contestar as alterações feitas pela reforma na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Ao julgar a ação direta de inconstitucionalidade, o Supremo concordou com os argumentos apresentados pela procuradoria e considerou inconstitucionais os artigos 790-B e 791-A da CLT.

Os dispositivos definiram situações em que a parte sucumbente deve arcar com os custos do processo, como perícias e honorários de advogados, mesmo que seja beneficiária da justiça gratuita. O texto também prevê que os custos poderão ser pagos pelo beneficiário no caso de ganho de causa em outro processo trabalhista.

Contudo, no mesmo julgamento, os ministros decidiram manter a validade do artigo 844, que também foi questionado pela PGR. O dispositivo prevê que os custos processuais devem ser pagos pela parte que faltar sem justificativa a audiência do processo, mesmo se tratando de beneficiário da justiça gratuita.

O benefício de gratuidade na Justiça trabalhista é concedido ao cidadão que tem salário igual ou inferior a 40% do teto de benefícios do INSS, que é de R$ 6.433,57.


Últimas Notícias
Informe-se com os últimos acontecimentos

22
Out

LEIS E TRIBUTOS - Os efeitos da ‘tese do século’ para o comércio

Em mais um episódio da saga inspirada na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que excluiu o Imposto sobre Circulação...

22
Out

INFORMAÇÃO - Lei do Superendividamento: como se beneficiar dela para melhorar a sua situação financeira

Hoje, 1 em cada 3 brasileiros tem algum tipo de dívida.    É importante diferenciar o conceito de dívida e...

22
Out

NOTÍCIAS - Despesas mensais: conheça o método 50-15-35

O que mais existe hoje no mercado financeiro são técnicas e mais técnicas para manter sob controle as despesas mensais. No...

22
Out

INFORMAÇÃO - Carro PCD não terá mais isenção de ICMS e IPI a partir de janeiro de 2022

A isenção de IPI e ICMS para os carros de pessoas com deficiência (PCD) pode estar com os dias contados. A situação...

21
Out

NOTÍCIA - STF derruba artigos da reforma trabalhista que restringiam gratuidade

Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou ontem (20) inconstitucionais dispositivos da Reforma Trabalhista de 2017 que...

21
Out

CARREIRA- Está no ar a pesquisa anual sobre o perfil das empresas de consultoria no Brasil

O Laboratório da Consultoria e a Mettodo – Reflexão Estratégica estão lançando a edição 2021...

Receba em seu e-mail os principais acontecimentos do mundo contábil

Faça-nos uma visita

Rua José Gomes Viana, 1520 - Sala 01
Centro - CEP: 38680-000 - Arinos / MG

Entre em contato

(38) 3635-1228 / 9 9845-4352
contabmodelo@yahoo.com.br

Copyright 2017 - Todos os direitos reservados