(38) 3635-1228

Área Restrita

Contabilidade Modelo

ICMS - SP: Varejistas, bares e restaurantes poderão parcelar débitos com redução de multas e juros

Publicado em 16 de junho de 2021

A crise causou enorme impacto em toda a economia, mas os setores mais afetados foram os varejistas e de bares e restaurantes, que tiveram que ficar fechados ou com atendimento limitado por grande parte do período. 

Para buscar auxiliar essas empresas na retomada, o Governo do Estado de São Paulo abriu a possibilidade de negociação e parcelamento de obrigações do ICMS, inscritas em dívida ativa.

Essa possibilidade, aberta pela Procuradoria Geral do Estado se refere a fatos geradores tenham ocorrido entre 1º/1/2020 a 31/12/2020, e o devedor poderá pagar o crédito final líquido consolidado em uma única parcela ou em até sessenta parcelas mensais e consecutivas.

Débitos de dívida ativa

"A medida é importante, mas pouco. Muitos falam que é melhor do que nada, mas falta sensibilidade do Governo Paulista com os empresários. Com funcionamento limitado esse grupo sofreu um grande golpe em seus negócios. O ideal é que esses estabelecimentos fossem beneficiados com uma carência para pagamento desses e outros tributos para diminuir o peso desses valores e não simplesmente fazer um parcelamento com redução modesta nas penalidades", avalia o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos.

A adesão tratada neste edital será feita entre de 1/6/2021 até 30/11/2021. O valor da transação será apurado pela aplicação às dívidas escolhidas pelo devedor, do desconto de 40% (quarenta por cento) sobre multas e juros, até o limite de 20% (vinte por cento) sobre o valor total das mesmas dívidas, com todos os consectários legais.

"Para aqueles empresários que conseguirão atender as condições do parcelamento, é interessante a adesão, mas é importante paciência na hora da opção, buscando uma melhor alternativa, que caiba no orçamento da empresa e que será honrada no decorrer dos meses. Também é importante analisar todos os débitos existentes, evitando problemas futuros", alerta Richar Domingos.

Como aderir

Segundo a Procuradoria Geral, para adesão o devedor deverá acessar o endereço eletrônico https://www.dividaativa.pge.sp.gov.br/transacao, mediante utilização do mesmo login e senha utilizados para acesso ao Posto Fiscal Eletrônico - PFE. O devedor que não dispuser de acesso ao Posto Fiscal Eletrônico - PFE - deverá comparecer àquele de sua vinculação, para solicitar login e senha, ainda que tenha encerrado as suas atividades ou esteja em situação irregular perante o fisco.

 

O devedor que não tenha inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS de São Paulo deverá comparecer ao Posto Fiscal mais próximo de seu estabelecimento e solicitar login e senha. 


Últimas Notícias
Informe-se com os últimos acontecimentos

16
Jun

INFORMAÇÃO - Três em cada 10 MEIs fecham as portas em até cinco anos de atividade no Brasil, aponta Sebrae

Pesquisa "Sobrevivência de Empresas" divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas) nesta...

16
Jun

MUDANÇA - Bolsonaro anuncia novo Bolsa Família de R$ 300

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, 15, que o novo Bolsa Família pagará R$ 300 em média para os...

16
Jun

ICMS - SP: Varejistas, bares e restaurantes poderão parcelar débitos com redução de multas e juros

A crise causou enorme impacto em toda a economia, mas os setores mais afetados foram os varejistas e de bares e restaurantes, que tiveram que ficar...

16
Jun

NOTÍCIAS - Qual a diferença entre recibo e nota fiscal?

A documentação fiscal e contábil é vasta – e a mesma empresa pode emitir notas fiscais para os clientes enquanto...

16
Jun

REFORMA DO IR - Dividendos podem ter faixa de isenção na reforma tributária, diz jornal

O governo avalia criar uma faixa de isenção para os dividendos na sua reforma do imposto de renda para a pessoa...

15
Jun

ECONOMIA - Caixa antecipa pagamento de terceira parcela do auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal anunciou que vai antecipar os pagamentos da terceira parcela do auxílio emergencial. O novo calendário...

Receba em seu e-mail os principais acontecimentos do mundo contábil

Faça-nos uma visita

Rua José Gomes Viana, 1520 - Sala 01
Centro - CEP: 38680-000 - Arinos / MG

Entre em contato

(38) 3635-1228 / 9 9845-4352
contabmodelo@yahoo.com.br

Copyright 2017 - Todos os direitos reservados